Paramos na capital das Filipinas porque todos os voos para El Nido, nosso destino no país, saem de lá. Nossa conexão demorou algumas horas, então saímos do aeroporto para conhecer a cidade.

A parte histórica é bem pequena, em menos de 2 horas você consegue ver tudo. Não achei muito bonita e tem poucos pontos turísticos. Mas entre ficar dentro do aeroporto por horas e conhecer a cidade, melhor conhecer a cidade, né?

E acabou que tivemos duas gratas surpresas: almoçamos num lugar delicioso e encontramos um lugar incrível para comprar pérolas e madrepérola 😍

ROTEIRO

Pegue um táxi no aeroporto e peça para te deixar no Forte Santiago. Forte Santiago é uma fortaleza histórica situada na foz do rio Pasig e serviu como uma estrutura defensiva importante durante o período colonial espanhol.

Forte Santiago

Depois de passear pelo forte e pelas lojinhas lindas que existem lá dentro, siga pela rua General Luna até a catedral de Manila. Ela fica na Plaza de Roma, juntamente com o Palácio do Governador.

Catedral De Manila

Continuando pela rua General Luna, você vai passar pela Plaza de Santa Isabel (não achei nada de mais, não tirei nem foto) e chegar à Iglesia de San Agustín. Achei a Catedral de Manila mais bonita. Em frente, fica a Casa Manila. Casa Manila é um museu que reproduz uma mansão colonial espanhola do século XIX e oferece aos visitantes uma visão do estilo de vida e da arquitetura da época. Foi construída com o objetivo de preservar e mostrar o patrimônio cultural e histórico das Filipinas durante o período colonial espanhol. A casa é composta por várias salas decoradas com móveis, artefatos e obras de arte que refletem a vida da elite filipina na época.

Por dentro da Casa Manila

Dentro da casa Manila, está localizado o que, pra mim, fez valer a pena a parada em Manila: Barbara’s Restaurant.

DICA DE RESTAURANTE – BARBARA’S

Um dos motivos que fez nossa parada em Manila valer a pena foi o restaurante Barbara’s. Tem uma decoração super diferente, bem tradicional mesmo. Durante o almoço tem a opção de buffet ou à la carte. Chegamos 10 minutos depois que o buffet acabou, então tivemos que pedir à la carte mesmo. Eu preferiria o buffet para poder experimentar mais opções, mas acertamos em cheio no nosso prato! Pedimos o Chicken Pork Adobo e estava surreal! Uma das melhores comidas da viagem! Carne de porco e de frango no molho de fígado de frango. Vocês não tem noção o que estava esse molho! Infelizmente não tirei foto do prato (estávamos com tanta fome que nem lembrei 😂). Os atendentes foram super simpáticos. E vocês não vão acreditar: o prato para 3 pessoas custou R$42. Caso vá à noite, ainda tem show de dança típica filipina no próprio restaurante.

Barbara’s Restaurant – Estava vazio porque chegamos bem depois da hora do almoço

DICA DE COMPRAS – TESOROS

Pérolas e madrepérolas são encontradas em abundância nas Filipinas – inclusive, a maior pérola já encontrada foi justamente nas Filipinas (34kg, avaliada em mais de 100 milhões de dólares 😱).

Compramos peças maravilhosas na loja TESOROS, que tem para todo lado em Manila, inclusive no aeroporto.

Nas praias, o tempo todo você será abordado por vendedores, com produtos de pérolas que acabaram de sair do mar. Uma abundância igual nunca vi!

Então, quando for para lá, não deixe de comprar adornos para casa, brincos, colares e anéis. São de excelente qualidade e tem um preço excelente!

Peças de madrepérola que compramos na loja Tesoros, em Manila

DICAS GERAIS

  • Para passar na imigração, você tem que preencher um visto eletrônico. É super tranquilo, em inglês, tem Wi-Fi gratuita no aeroporto para você preencher no seu celular na hora ou, se preferir, pode ir até um funcionário para que ele preencha para você.
  • O que tem para visitar em Manila é realmente o Intramuros. E tudo é muito perto. Portanto, não pague uma fortuna para andar de charrete (ficam te oferecendo o tempo todo!). Apesar do calor, você chegará rapidinho em cada um dos pontos desse roteiro a pé mesmo.

CONCLUSÃO: MANILA VALE A PENA?

Se fosse para ir somente para Manila, a resposta seria não. Não tem muito o que fazer na cidade. Entretanto, como é impossível chegar nas praias Filipinas mais famosas sem fazer uma escala em Manila, acho que vale a pena passar algumas horas nessa cidade para tanto descansar das horas de voo, quanto para aproveitar para fazer compras dos produtos típicos e almoçar em um lugar delicioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *